Novas ações em Goiânia são admitidas apenas em formato digital

Desde 4 de julho não é mais possível ajuizar novas ações em papel nas unidades das Varas Cíveis e Cíveis Ambientais da comarca de Goiânia. Os operadores do direito devem utilizar o Sistema de Processo Digital do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). E a partir de 1º de agosto o ajuizamento de novas ações nas Varas de Família e Sucessões também só poderá ser feito digitalmente.

Para cadastrar-se no sistema, os interessados deverão acessar o site do tribunal www.tjgo.jus.br. Para uso do processo judicial eletrônico, é necessário certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Os advogados poderão confeccionar suas peças processuais em editores de texto de suas preferências e utilizar o Assinador Externo, disponível para download na página principal do Sistema de Processo Digital.

O diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias, destaca as vantagens e a praticidade dessa transformação tecnológica pela qual passa o Judiciário goiano. “Com as peças inteiras digitalizadas, as partes poderão protocolar de onde estiverem, sem necessidade de se locomoverem. Além disso, o prazo para despachos não acompanhará o horário do Fórum, podendo ser estendido até as 23h59, em vez de terminar junto com o expediente dos funcionários, às 18 horas”, informou Dias.

ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação