Mercado de certificação digital cresceu 10% este ano

dc-abre-digital

Nos últimos 12 meses, as emissões de certificados digitais em todo o Brasil atingiram 3.216.162 unidades, o que representa crescimento de 5,36% em relação a igual período anterior. De janeiro a junho deste ano, esse número foi de 1.795243, ou seja, 10,01% de alta, comparativamente. Os dados são da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e demonstram que o setor segue crescendo.

- Esses números registram um aumento sobretudo pelos novos usos que se tem feito da certificação digital – explica Antonio Cangiano, diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD).

Segundo ele, a popularização da certificação digital e as facilidades que essa ferramenta proporciona ajudam muito nesse aspecto.

- O uso dessa tecnologia para um cenário recessivo serve para diminuir custos e em cenários de crescimento serve para consolidar níveis de qualidade e segurança em volumes crescentes de transações.

O certificado digital permite atuar em níveis de fraude próximos de zero, mesmo com alto nível no volume de transações. Para se ter uma ideia, de janeiro a junho de 2016 foram feitos à ICP-Brasil apenas 165 comunicados de fraudes, ou seja, tentativas de burlar o sistema. Desse total, somente 53 foram efetivadas, porém foram trilhadas e descobertas, sem perdas definitivas, o que presenta índice final baixíssimo, da ordem de 0,0032% em relação ao total de certificados emitidos.

Monitor Digital