MCTIC diz adeus ao papel e vai digitalizar cinco milhões de documentos

Luis Osvaldo Grossmann

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações passará a usar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) a partir de 1º de agosto, segundo informa a pasta. Ou seja, documentos e processos no MCTIC passam a tramitar em formato totalmente digital.

O sistema vai ser usado para gestão de pessoas e compras e envio de ofícios, memorandos e pareceres, além dos programas de fomento a projetos de pesquisa e desenvolvimento, incentivo a empresas nacionais, apoio à inovação tecnológica e ações de popularização da ciência.

O Ministério, assim, passa a ser o 27o órgão público federal a adotar o SEI – embora parte da nova pasta tenha sido pioneira, visto que o Ministério das Comunicações, agora incorporado ao novo MCTIC, foi o primeiro a adotar o processo 100% digital, ainda em 2014.

“O SEI vai trazer impactos em todos os processos de trabalho. São situações novas como não precisar assinar um papel ou atribuir um número ao processo; não ficar esperando a resposta de outras áreas, já que vários setores podem trabalhar na demanda ao mesmo tempo”, explica a chefe substituta da Divisão de Gestão da Informação e Documentação, Thaís Somnitz.

Com o início da operação, os processos que tramitam dentro do ministério já serão incluídos no SEI. Já as demandas que chegam do público externo ainda podem ser recebidas no formato impresso, mas logo devem ser digitalizadas pelos setores para terem prosseguimento. Segundo o MCTIC, uma estação com 10 scanners foi instalada para digitalizar mais de cinco milhões de páginas.

* Com informações do MCTIC

14/07/2016 … Convergência Digital