Junta Comercial da Bahia entra na era digital

A Juceb é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e conta com 34 postos de atendimento no interior, cinco na capital

por Gabriele Galvão

Até o segundo semestre deste ano todos os serviços da Junta Comercial da Bahia (Juceb) estarão informatizados com assinatura digital. A informação é do presidente da entidade, Antonio Carlos Tramm, ressaltando que o principal objetivo da junta é agilizar o registro de empresas na Bahia e que para isso, a Juceb está em processo de inovação, modernização e simplificação do registro mercantil, através de projetos como Juceb Online, Qualidade, Dados, Memória, Via Única e Redesim.

A Juceb é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, conta com 34 postos de atendimento no interior, cinco na capital e a sede com a finalidade de efetivar o registro público estadual de empresas mercantis, inscrever e cadastrar intérpretes, tradutores comerciais e leiloeiros, além de desenvolver atividades relacionadas a outros atos de legalização de empresas.

O presidente contou que desde que assumiu a entidade em 2015 tem implantado ferramentas na área de Tecnologia de Informação para dar ao cliente viabilidade, segurança e presteza nos serviços.

“Antes tínhamos um acúmulo de processos grande, hoje trabalhamos com o Armário Zero: o processo chega e logo é despachado”, explicou, contando que, na semana passada conseguiu liberar processo, após cinco horas da entrada. “Nossa meta é despachá-lo com duas horas”, frisou.

Segundo Tramm, até 2018 a Juceb será referência nacional em qualidade na prestação dos serviços de sua competência. “Estamos aprimorando os processos finalísticos, através da modernização dos instrumentos e da capacitação dos servidores, qualificando o atendimento ao público, oferecendo informação de fácil acesso, com linguagem compatível com o nível médio da população, dando total transparência administrativa às ações e atividades e oferecendo estatísticas oficiais do comercio e do empreendorismo na Bahia”, declarou.

Para ele, o grande diferencial da entidade é o Juceb Online que visa a informatização total do processo de registro empresarial, reduzindo assim o tempo para abertura e legalização de empresas na Bahia, ampliação da oferta de serviços via Internet, possibilidade de desmaterialização do processo com mais conforto e segurança ao usuário.

“O projeto permite mais agilidade na tramitação dos processos, maior segurança no trato dos dados, mais conforto para o usuário e maior economia de papel, malote entre outros”, observou.

Outro destaque é o Redesim que visa à integração de todos os órgãos envolvidos no processo de constituição e de legalização de empresas nos âmbitos federal, estadual e municipal. “Já firmamos convênios com 94 municípios, abrangendo 25 dos 27 territórios de identidade”, contou o presidente.

Com a implantação do Via Única os processos internos de registro mercantil ficarão mais rápidos. “O novo fluxo não só reduziu o tempo de tramitação dos atos do registro mercantil como também conferiu mais comodidade aos usuários que receberá seu documento devidamente aprovado e chancelado no seu email”, afirmou Antonio Carlos Tramm.

Outra ferramenta facilitadora foi a Certificação Digital. “Antes o requerimento era feito presencialmente e demorava alguns dias, agora tudo pode ser feito via on-line economizando tempo”, afirmou o presidente.

Para estabelecer um sistema de informações sobre os processos de registro e acompanhamento de processos foram desenvolvidos o Portal de Informações e Serviços (www.juceb.ba.gov.br) e o Aplicativo Registro Mercantil, disponível nos sistemas operacionais Androide e IOS.

Encontro
No próximo dia 31, às 8h30, acontece o café da manhã Inovações no Registro Mercantil, na Casa do Comércio, Avenida Tancredo Neves com apresentação do presidente da Juceb, Antonio Carlos Tramm, sobre as novas ferramentas do registro empresarial na Bahia.

Tribuna da Bahia