IMA é credenciada para emissão de certificado digital

A Informática dos Municípios Associados (IMA) foi credenciada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e passará a emitir certificados digitais, abrindo um novo mercado para a empresa de serviços em tecnologia da informação e comunicação e que é responsável pelo desenvolvimento, manutenção e evolução de todos os sistemas que atendem a Prefeitura de Campinas. O novo serviço, segundo estimativa do presidente da empresa, Fernando Garnero, deverá ampliar o faturamento em R$ 6 milhões anuais.
O certificado digital é um documento eletrônico expedido por uma Autoridade Certificadora que funciona basicamente como uma carteira de identidade eletrônica e que possibilita a troca segura de informações entre duas partes, com garantia da identidade do emissor, integridade da mensagem e confidencialidade. O processo de certificação digital utiliza procedimentos lógicos e matemáticos bastante complexos para assegurar confidencialidade, integridade das informações e confirmação de autoria.
Garnero acredita que só na região de Campinas há um mercado para emissão de 20 mil certificados digitais anuais — a IMA fornecerá os certificados e o Serpro atuará como guardião dos documentos. A empresa contratava a Serasa para a emissão de seus certificados e agora passará a ser sua concorrente.
O certificado digital é uma assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade.
A emissão dos certificados é parte do projeto da presidência de expandir os serviços da empresa pública para outras cidades e atender o setor privado. Hoje, a IMA não se sustenta e precisa de vários aportes do Executivo.
Garnero afirmou que a IMA está preparada para prestar serviços e levar todas as tecnologias que foram criadas nos últimos anos a outros municípios e atender as iniciativas privadas. “Acredito que a IMA irá cada vez mais atender o povo campineiro. Mas, paralelamente vamos expandir e mostrar o quanto é importante a empresa no contexto nacional e levar o nome de Campinas como excelência na área de tecnologia”, disse.
Criada há 40 anos, a empresa pública presta serviços nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e é responsável pelo desenvolvimento, manutenção e evolução de todos os sistemas dos órgãos do poder público do município e região. A IMA tem hoje como principal acionista a Prefeitura de Campinas.
Fonte: Correio Popular
http://correio.rac.com.br/_conteudo/2017/04/campinas_e_rmc/476211-ima-e-credenciada-para-emissao-de-certificado-digital.html#