ID Seguro é a nova marca dos certificados digitais comercializados por corretores de seguros

Por Thaís Ruco

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“Fica mais claro explicar todo o nosso conceito: o corretor de seguros, que já protege os bens dos clientes, atua também na proteção da identidade no meio eletrônico”, completa Manuel Matos, especialista em certificação digital, diretor técnico e responsável pela implantação da AC Sincor.

O presidente do Sincor-SP e diretor da AC Sincor, Alexandre Camillo, atua na Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros) como vice-presidente da região Sudeste e diretor de certificação digital e irá disseminar a nova marca pelo Brasil. “Com as Autoridades de Registro de corretores de seguros de todo o País trabalhando a mesma marca, compartilhamos ações de divulgação e ganhamos força de mercado”.

6º Encontro das ARs Empreendedoras

A novidade foi anunciada durante o 6º Encontro das ARs Empreendedoras, realizado nos dias 24 e 25 de março no hotel Vale Suíço (Itupeva-MG). O evento reuniu mais de 200 participantes, entre corretores de seguros e profissionais agentes de registro, para uma série de palestras e debates com especialistas do setor sobre produtos de certificação digital e evoluções do dia a dia operacional.

Os membros do Comitê Gestor da AC Sincor, Alexandre Camillo, Boris Ber e Manuel Matos, conduziram a abertura do evento, ressaltando a responsabilidade e dever de desenvolver a AC Sincor, como líderes dos corretores de seguros e como profissionais da certificação digital. A Comissão Autoridades de Registro, coordenada por Carlos Caporali, mostrou as ações desenvolvidas pelos colegas, com base em reuniões com diversas ARs para identificação das principais dificuldades encontradas.

Ainda na abertura foi apresentado o novo gerente de Certificação Digital, José Camilo Nagano, que ingressou na AC Sincor em fevereiro de 2017 para atuar no reposicionamento da Autoridade no mercado, com ações para reverter os efeitos da crise.

Reposicionamento da AC Sincor

O cenário econômico atual foi apresentado por Nagano, que reforçou a crise atual como a maior já registrada no País, sendo que há apenas sete anos o Brasil teve o maior crescimento do seu PIB em 20 anos. “No segmento de certifi cação digital, embora os últimos anos apresentasse crescimento de dois dígitos, a crise também chegou. De 2015 para 2016, a emissão de certificados digitais em toda a ICP Brasil caiu de 3.264.472 para 3.194.463 (redução de 2,1%) e da AC Sincor caiu de 271.579 para 217.669 (redução de 19,9%). Nossa participação no mercado saiu de 8,32% para 6,81%”, disse.

Para reverter os efeitos da crise, está sendo mudado Negócios”, com foco direcionado a fomentação de negócios, credenciamento de ARs, abertura de pontos de atendimento e execução da estratégia comercial junto à Rede.

A atuação da AC Sincor deverá ter seu foco na gestão comercial, e para isso serão necessárias algumas mudanças. Entre elas: transferência de atividades atuais – suporte a incidências e dúvidas operacionais; emissão de indicadores será automatizada; construção de novo dashboard, diário e mensal automatizado; novas atribuições – aplicação do modelo comercial às ARs – “Inteligência Comercial”; gestão comercial ativa (prospecção de novas ARs; prospecção centralizada de entidades; suporte às ARs nas prospecções regionais; identificação de GAP’s de produção e definição de medidas corretivas; identificação de oportunidades de mercado e de ações comerciais; desenvolvimento de campanhas comerciais), gestão da base de conhecimento (desenvolvimento de treinamentos específicos; reciclagem de gestores e agentes).

Debates sobre rotina operacional

Leonardo Gonçalves, diretor Comercial da Certisign, abordou a parceria com a AC Sincor para desenvolvimento no setor de certificação digital. Para o especialista, o certificado digital é uma commodite, então é preciso mostrar valor no atendimento. “No agendamento já se pode criar relacionamento com o novo cliente. Um caminho de mostrar valor é o Clube
de Vantagens Certisign, que oferece descontos em diversas lojas. A Certisign também lançou produtos, como o Voucher F., campanhas temporais que sempre rendem novas vendas, como Carnaval, Imposto de Renda”.

O executivo também reforçou a importância dos contadores, que são parceiros de negócios. “A AR pode contar com o apoio dos executivos da Certisign para acompanhamento em visitas ou em palestras em reuniões de contadores – é este tipo de parceria que queremos fazer com as ARs, pois traz resultados”, defendeu. Leonardo ainda apresentou a nova campanha de vendas “Corrida do Milhão”, com metas diferentes paras as ARs dos grupos verde, amarelo e vermelho (grau de desenvolvimento dos negócios), e, se atingir as metas, os pontos poderão ser resgatados e trocados por produtos no site da Multiplus.

Em seguida, o diretor de Infraestrutura e Operações da Certisign, Bernardo Stille Neto, apresentou os projetos de 2017 em tecnologia para evoluir a operação de certificação digital e prazos de entrega.

Entregas de pleitos da rede

Os diretores da AC Sincor apresentaram o posicionamento das entregas de 2016 e 2017. Este ano, a remuneração das ARs para software de emissão própria foi reajustada passando a ser de 30% para emissão até 200 certificados digitais no mês, 33% de 201 a 400 certificados digitais emitidos, 35% de 401 a 500 certificados digitais emitidos e 37% para produção acima de 500 unidades. O pagamento será retroativo a janeiro de 2017 e os valores se referem até 31 de dezembro deste ano. As demais comissões permanecerão inalteradas.

Além de outras resoluções mais técnicas, foi apresentado o plano de treinamentos para 2017 pela Unisincor, presencial e online, que vão desde formação de agente de registro, reciclagem, noções jurídicas, até boas práticas na atividade e abordagem comercial.

Reconhecimento às ARs

O evento foi encerrado com premiações. Três ARs receberam reconhecimento por desempenho e foram contempladas com inscrições para o evento “Oficinas de Empreendedorismo”, no Clube Med Mogi das Cruzes: 1) AR do grupo vermelho (que apresentava dificuldades) que mais cresceu em número de emissões de certificados digitais – AR Maiaramar, 2) AR que mais se destacou na campanha de entidades de classe – AR Lemecor, 3) AR que apresentou maior crescimento nos produtos AC Sincor e AC Sincor RFB – AR Expressão. Entre todas as ARs participantes do evento foram sorteadas duas Smarts TVs de 40”, e as ganhadoras foram as ARs Merege’s e Mila.

Sincor SP