Empresas de celulose, educação e varejo podem ter bons resultados

Com a proximidade do fim do mês, as atenções se voltam para os resultados do terceiro trimestre a serem divulgados pelas companhias abertas a partir de outubro

Fátima Laranjeira e Renato Carvalho, O Estado de S.Paulo

Com a proximidade do fim do mês, as atenções se voltam para os resultados do terceiro trimestre a serem divulgados pelas companhias abertas a partir de outubro. As empresas de celulose, de educação, varejo, bens de capital, aluguel de veículos e do setor financeiro são algumas das citadas pelos analistas como as que podem apresentar números positivos.

A Coinvalores, por exemplo, avalia que as companhias de educação devem mostrar uma melhora consistente na captação de alunos de julho a setembro, quando comparado ao mesmo período de 2016. “As empresas de celulose também devem ser destaque, lembrando que o segundo semestre do ano passado foi de queda para os preços das commodities e este ano eles têm mostrado uma forte recuperação”, afirma Felipe Martins Silveira, analista da corretora.

A avaliação do Santander é que a divulgação dos resultados do terceiro trimestre reforçará a tendência positiva já vista por algumas empresas ao longo da última temporada de resultados. “Destacamos o setor de varejo, com os números de Via Varejo e Lojas Americanas podendo surpreender positivamente aos investidores”, diz o analista Ricardo Vilhar Peretti. “Representantes do setor de aluguel de veículos, como Localiza, bens de capital, como Iochpe-Maxion, e programas de fidelidade, como Smiles, também devem manter o mesmo ritmo de evolução dos resultados.”

Para Vitor Suzaki, da Lerosa, a expectativa fica por conta dos resultados do setor financeiro e varejista. “Alguns indicadores antecedentes têm sido positivos, como os de confiança de consumidores, da indústria, além dos dados do varejo ampliado, contribuindo positivamente para as ações do setor.” Ele destaca ainda o desempenho de supermercados e hipermercados, que possuem grande peso no índice Bovespa e têm apresentado aceleração.

Já a Magliano acredita que as ações que se beneficiam com os juros baixos e ligadas ao mercado interno devem se destacar na divulgação dos próximos resultados trimestrais. “Indicadores de atividade divulgados recentemente reforçam nossa visão de que a retomada gradual da economia tem se consolidado o que abre espaço para ações ligadas aos setores de bens duráveis como WEG, Carrefour e Gerdau”, diz o analista Carlos Soares. “E papéis que se beneficiam com o cenário de juros baixos, como CCR e B3, esta também pegando carona na retomada das ofertas públicas de ações.”

A Magliano colocou duas empresas de concessão em sua carteira da semana: CCR e Ecorodovias. Para a última, a corretora acredita que a queda recente do preço da ação vai contra o cenário benigno para a companhia. Sobre a CCR, lembra do resultado positivo apresentado e de sua boa estrutura de capital, que pode permitir a busca por ativos oportunos no exterior.

Outra escolha é o Carrefour, afirmando que seus resultados foram consistentes e que segue com boas perspectivas. A corretora colocou ainda o Fleury na carteira, pela possibilidade de ganhos de margens, além de seguir apresentando boa aceitação no ramo de laboratórios e análises clínicas. Outra inclusão é a Valid, que atua com certificação digital, sistemas de identificação, telecomunicações e meios de pagamento. Para a Magliano, o preço da ação não acompanhou o movimento de alta da Bolsa.

Saiba quais são as ações mais recomendadas pelas corretoras

BANCO FATOR BB INVESTIMENTOS
Lojas Americanas PN  Lojas Americanas PN 
Itaú Unibanco PN  Itaú Unibanco PN 
Vale ON  Vale ON 
Petrobras PN  Petrobras PN 
Natura ON  Natura ON 
BRADESCO BBI CITI
 B3 ON   Iochpe-Maxion ON 
 Banco do Brasil ON   Lojas Americanas PN 
 CVC ON    Itaú Unibanco PN 
 Klabin UNIT   Petrobras PN 
 Usiminas PNA   Suzano PNA 
COINVALORES GUIDE INVESTIMENTOS
 São Carlos ON   Cesp PNB 
 EzTec ON   B3 ON 
 Sabesp ON   Petrobras PN 
 Ser Educacional ON   Klabin UNIT 
 M. Dias Branco ON   Movida ON 
LEROSA MAGLIANO
 Itaú Unibanco PN   Carrefour ON 
 Klabin UNIT   CCR ON 
 Petrobras PN   Ecorodovias ON 
 BRF ON   Fleury ON 
 B3 ON   Valid ON 
PLANNER QUANTITAS
 Engie Brasil ON   Movida ON 
 MRV ON   Grendene ON 
 Taesa UNIT   Hypermarcas ON 
 Itaú Unibanco PN   Guararapes ON 
 Klabin UNIT   Banco do Brasil ON 
RICO SANTANDER CORRETORA
Sanepar PN Localiza ON
Vale PNA Itaú Unibanco PN
Suzano PNA Lojas Americanas PN
Santander UNIT Ser Educacional ON
Kroton ON AES Tietê UNIT
TERRA INVESTIMENTOS XP INVESTIMENTOS
 Petrobras PN   Lojas Americanas PN 
 Banco do Brasil ON   Marcopolo PN 
 Gerdau PN   Usiminas PNA 
 CCR ON   Banrisul PNB 
 BRMalls ON   Petrobras PN 

O Estado de S.Paulo