Digitalização sinaliza fim do uso do papel

Por Françoise Terzian | Para o Valor, de São Paulo

No ramo financeiro e também de seguros, o uso da tecnologia sempre foi intensivo. De uns anos para cá, no entanto, com o avanço da internet, da mobilidade e da computação em nuvem, a digitalização dos processos cresceu. Hoje, já há muitas empresas substituindo o papel, a exemplo da SulAmérica, Bradesco Seguros, Mongeral Aegon e AIG. O objetivo é facilitar o relacionamento com corretores e segurados e, claro, reduzir custos. “A AIG foi a primeira empresa de seguros americana a adotar uma declaração pública sobre meio ambiente e mudança climática. Para se ter ideia, 95% dos processos de sinistros e subscrição são realizados sem uso de papel em 57 países, com 22,5 mil usuários tendo acesso a arquivos eletrônicos”, conta Paride Della Rosa, CEO da AIG Brasil. Pelo Portal do Corretor AIG, plataforma 100% online que entrou em operação em 2015, é possível fazer cotações de maneira rápida, acompanhar transações e emitir apólices em tempo real e no formato digital. Já na SulAmérica, os segurados dos produtos de saúde estão entrando na era do reembolso digital. Há três meses, a seguradora deu início a um piloto que avançou e hoje permite, via aplicativo, solicitar a restituição do pagamento com consultas médicas de até R$ 1 mil. Basta usar o aplicativo da empresa instalado no celular, tirar uma foto e inserir informações como valor e CRM do médico. Historicamente, 60% do volume de pedidos de reembolso eram feitos em 93 unidades da SulAmérica enquanto o restante seguia pelos Correios. “Agora, isso vai diminuir muito a quantidade de papel”, conta Cristiano Barbieri, diretor de tecnologia da SulAmérica. Para esse processo, a seguradora faz uso de inteligência artificial, que aprende com a quantidade de imagens que chegam e refina seu modelo de trabalho e análise. Pelo aplicativo, o segurado tem acesso à carteirinha digital, a descontos em farmácias, à segunda via do informe de rendimentos e ao status de seus pedidos ­ caso do acompanhamento do seu pedido de reembolso, por exemplo. Por volta de 12 milhões de transações acontecem por ano pelo aplicativo. Atualmente, 30% dos 2 milhões de segurados do produto saúde SulAmérica usam o do aplicativo. A Bradesco Seguros também tem investido na digitalização de seus processos com o segurado e o corretor. O segurado já pode fazer 40% dos principais serviços pela internet, a exemplo da compra e do cancelamento do seguro, resgate de capitalização, aporte na previdência, pedido de senha médica para um exame ou internação, consulta aos profissionais referenciados, pedido de segunda via de boleto e de apólice e tira­dúvidas. Embora a tecnologia permita substituir o papel, por questões regulatórias a seguradora é obrigada a manter caixas e galpões para dar conta do volume crescente de documentos. “O ato regulatório pede a guarda de papel por até 20 anos. Esse é o grande desafio para ter uma redução maior de custo e até mesmo ser ecologicamente correto”, afirma Eugênio Velasques, diretorexecutivo do Grupo Bradesco Seguros. No momento, quase a totalidade dos 44 mil corretores parceiros da Bradesco Seguros já fazem a emissão da apólice por meio eletrônico, com a ajuda do Portal 100% Corretor. Isso traz economia de tempo e também a possibilidade de formar uma base de clientes totalmente identificável em arquivos digitais. Hoje, a Bradesco Seguros tem 49 milhões de apólices. De 2011 para cá, ela deu um passo importante na redução do uso de papel em seus processos. A partir daquele ano, foi implantado o kit digital, que passou a disponibilizar apólices em PDF, na internet. Com isso, entre 2012 e 2016, cerca de 400 milhões de folhas de papel deixaram de ser impressas. A Mongeral Aegon também faz parte desta onda. “Em 2013, lançamos o primeiro e­commerce do mercado de seguros de vida e previdência no país. Esta ferramenta permite que o corretor parceiro tenha uma loja on­line personalizada e ofereça as soluções completas para seu cliente em qualquer lugar do Brasil, sem a necessidade de estar presencialmente com o cliente”, conta o diretor de marketing Nuno David. Outra ação é a ferramenta de venda digital. Ela permite que o corretor faça todo o processo de venda presencial utilizando apenas um aplicativo e, ao fim da contratação, o cliente recebe, em tempo real, a apólice por e­mail. A meta é chegar em 2018 com 90% das vendas de forma 100% digital.

Fonte: Valor Econômico – 21/03