Com 70 anos, Diário Oficial do AP passará a ser eletrônico no 2º semestre, diz governo

Mudança está sendo estudada desde 2015, segundo a Sead, e prevê, além da redução de custos, a dinamização de espaços e acesso da população a todo o acervo.

 Por Jéssica Alves, G1 AP, Macapá

Está previsto para ser lançado no segundo semestre de 2017 o Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amapá. A mudança está sendo estudada desde 2015, segundo a Secretaria de Estado da Administração (Sead), e visa reduzir os custos na produção atual, saindo da versão no papel para ser disponibilizado em ambiente virtual. A publicação deixará de ser impressa após 70 anos.

O gerente de projetos da Sead, Marlúcio Alcântara, disse que ainda não foi definido o mês em que o Diário Oficial Eletrônico será disponibilizado, pois o processo está em fase de implantação e capacitação de 20 servidores efetivos dos quadros estadual e federal que atuam diretamente no departamento de Imprensa Oficial.

“O Diário Oficial Eletrônico terá uma nova legislação e uma outra forma de produção, por isso estamos passando por esses ajustes. A página online deve usar certificação digital, código de acesso e outros requisitos de validação”, falou Alcântara.

O gerente acrescenta que a implantação do Diário Oficial Eletrônico é considerada um avanço, já que, além da redução de custos que são significativos, o novo modelo dinamizará os espaços e oportunizará ao usuário acesso a todo o acervo com a fidelidade dos documentos.

“Pretendemos realizar em breve um remanejamento do local de funcionamento para atender da melhor forma à população e aos acadêmicos que buscam os arquivos como fonte de pesquisas”, pontuou.

O Diário Oficial impresso, até sua última edição, tem em média, uma tiragem diária de 500 exemplares, informou a Sead.