Cards Payment & Identification 2017 encerra como referência no setor de cartões, meios de pagamento, e-commerce, identificação e certificação digital na América Latina

• Congresso e Feira tiveram grande presença de público.
• Palestras como a de Simon Breeden, consultor sênior de soluções de fraude da NCR, valorizam o conteúdo do último dia do encontro.

A tecnologia está alterando o comportamento humano ou são as exigências da vida moderna que obrigam a indústria a avançar em suas criações? Essa discussão pode levar horas sem conclusão, mas o conteúdo apresentado na CARDS PAYMENT & IDENTIFICATION 2017 deixou muito claro que as novas alternativas de pagamento sem o dinheiro físico e sem o cartão plástico chegaram para ficar.

Alguns países europeus preveem o fim do dinheiro corrente em duas décadas. Japão e Coreia do Sul lideram pesquisas de tecnologias e aplicativos que dispensam processos de pagamento que envolvam senhas e informações de segurança.

Nesta linha, Internet das Coisas, machine learning, big data e analytics – integrados aos conceitos de pagamento eletrônico, contactless, reconhecimento facial e e-commerce – mostram-se mais reais a cada aplicação apresentada no evento. E as instituições financeiras, adquirentes, fintechs e outros integrantes da cadeia de valores estão às voltas com a segurança dos sistemas e do consumidor. Esse foi o ponto principal abordado por Simon Breeden, consultor sênior de soluções de fraude da NCR, convidado a palestrar no Congresso.

Breeden apresentou os principais modelos de prevenção, detecção e proteção contra fraudes nas transações financeiras de pagamento. “Transações financeiras não são hoje o único foco dos fraudadores”, explica Breeden. “Nunca estivemos tão conectados como agora, pois somos 5,6 bilhões de pessoas com celulares, e isso abre muitas possibilidades de invasão.” Do ponto de vista da segurança nas transações, o consultor defende que meios como carteira virtual, pagamento eletrônico ou cartão de crédito no smartphone oferecem ao consumidor mais controle do que os meios físicos.

Além desses temas, o Congresso também discutiu outros assuntos de importância como experiências de pagamento on-line mais seguras, regulamentação de fintechs e bitcoins, os benefícios que o varejo pode ter com as soluções de IoT e o mercado de adquirentes no futuro. Também aconteceram painéis sobre mudanças de hábitos de consumo, mobile payment, tendências de crescimento do setor de meios de pagamento no Brasil, fidelização dos clientes e Design Thinking no mundo digital.

De acordo com Luis Veiga, diretor da Cards, todas as soluções apresentadas na Feira e os debates do Congresso mostraram como o Brasil conta com um ecossistema virtuoso para transformar o setor de meios de pagamento, tornando-o um dos mais avançados no mundo.

E os expositores demonstraram na prática toda a tecnologia já disponível no País, com a recepção do público sendo a melhor possível. Uma das grandes atrações do evento foi a Montreal, empresa que comemora 30 anos em 2017 e demonstrou uma tecnologia que permite a realização de pagamento por selfie. A solução já está sendo utilizada pelo Banco Neon, em parceria com a Visa. “Tivemos na CARDs a oportunidade de reforçar o pioneirismo da Montreal em autenticações por face e voz”, explica Adriano Carpineti, gerente de Inovações.

No estande da NEC, os visitantes puderam participar de uma experiência de reconhecimento facial em tempo real com a tecnologia NeoFace Watch. O sistema é recomendado para validação e autenticação de clientes na concessão de crédito e realização de vendas de alto valor agregado.

Já a TSYS demonstrou na CARDS como suas tecnologias são capazes de gerar soluções de rápida implantação e baixo custo. “Tivemos o retorno que esperávamos, com a oportunidade de explicar ao mercado brasileiro a expertise da empresa em migrações”, conta Marcelo Zorze, diretor de Vendas da TSYS.

A Soluti mostrou sua plataforma de assinatura digital, que realiza transações e assina documentos eletrônicos com valor legal, utilizando smartphones e tablets de forma segura. Na Feira, o principal objetivo da empresa foi alcançado: levar suas soluções para o maior número de empresas possível para facilitar o dia a dia de quem lida com meios de pagamento.

Com o objetivo de oferecer uma solução eficiente e segura para os setores bancário e Governo, a HID Global, líder mundial em soluções confiáveis de identidade, apresentou soluções de emissão instantânea de cartões e credenciais mais duráveis. A expectativa de Fernando Giroto, diretor de Vendas para o Brasil e Cone Sul, era alta e os resultados foram extremamente positivos. “Recebemos durante a feira a visita de grandes e importantes clientes. No decorrer do mês daremos continuidade a todas as oportunidades geradas para que elas realmente se tornem oportunidades de negócio”.

A Ingenico Group levou as principais inovações e lançamentos para impulsionar o ponto de venda através de mobilidade, biometria e também da plataforma MarketPlace, possibilitando uma melhor experiência e engajamento dos consumidores em diversos segmentos, como: Banking, Varejo, Verticais, PMEs e Adquirentes.

Fonte: Maxpress