Serpro ‘ajuda’ e brasileiro “economiza” R$ 19 milhões em multas

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os motoristas brasileiros já economizaram 19,1 milhões em multas desde que começou a vigorar o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), uma solução desenvolvida pelo Serpro e lançada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em novembro de 2016.

O aplicativo, que permite a notificação de multas por dispositivos móveis, possui (até maio) 925 mil veículos inscritos.

O Distrito Federal é o recordista, com 220 mil veículos cadastrados (de cidadãos/pessoas físicas) e 5 mil de pessoas jurídicas.

Também, pudera: cerca de 1,1 mil pardais e barreiras eletrônicas infestam as ruas da capital. E mais: no ano passado, somente a arrecadação do Detran-DF aumentou cinco vezes mais do que a inflação do período.

Apesar de o Detran local ainda não ter aderido, São Paulo já está em segundo lugar, com respectivamente 178 mil e 11 mil.

As vias do país são administradas por órgãos autuadores diversos, que podem ser nacionais, como o DNIT, regionais, em geral representados pelos Detrans e, ainda, municipais. Quando o órgão faz a adesão ao SNE, pode encaminhar as autuações aos proprietários de veículos diretamente por um dispositivo móvel.

A economia com a impressão, envio e trâmite administrativo, tanto da notificação como do boleto de cobrança, pode então ser repassada ao cidadão ou empresa.

Daí a possibilidade de descontos de 20%, para quem quiser recorrer da multa, e 40%, para quem abrir mão do recurso. Outra vantagem é que o condutor fica sabendo da infração praticamente em tempo real.

Você pode conferir os órgãos que aderiram ao SNE no site do Denatran.  O aplicativo pode ser baixado para dispositivos Android ou IOS. Pessoas físicas com certificado digital podem utilizar o SNE acessando o ambiente web da solução.

test

Metropoles