‘Este momento consolida uma virada de época’, diz presidente da Jucesc

Julio Cesar Marcellino Jr. falou à Agência Adjori de jornalismo sobre o novo programa Jucesc Digital, que facilita a abertura de empresas

Agência Adjori

Foto: Murici Balbinot/Agência Adjori de Jornalismo

SANTA CATARINA  – A abertura de empresas catarinenses ficará mais simplificada e o trâmite passará a durar a metade do tempo, com o lançamento da versão digital da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). Confira a entrevista com o presidente da Junta, Julio Cesar Mercellino Jr. sobre o assunto.

Agência Adjori de Jornalismo – A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina tem 124 anos e 2017 marca uma grande revolução no trabalho de vocês. O senhor poderia falar um pouco mais sobre isso?

Julio Cesar Marcellino Jr. - De fato, na Junta Comercial, vivemos um momento especial. A gente está, agora, em vias de implantação no novo programa Jucesc Digital, pensada e idealizada pelo governador Raimundo Colombo, para simplificar e facilitar a vida de quem empreende em Santa Catarina. A Jucesc Digital consiste em transformar o operacional para a abertura de uma empresa. Hoje, para alguém abrir uma empresa, precisa juntar uma série de documentos comprobatórios e ir até um dos 57 balcões da junta espalhados pelo Estado, abrir o processo, ter a sua tramitação e esperar a resposta que, de regra, se dava por meio de papel. A partir da Junta Digital isso não será mais necessário. Será possível abrir o seu negócio a partir de casa, do escritório, bastando que o interessado tenha acesso à internet e computador e que tenha o assinador digital (ou assinatura digital, ou certificação digital), que hoje em dia pode-se conseguir com muita facilidade, a baixo custo, em empresas e entidades.

Adjori – Quanto tempo levava esse processo e quanto tempo passará a levar?

Marcellino - Atualmente, o processo todo, em via de papel, presencial, envolve uma tramitação de nove etapas, desde o protocolo, distribuição, análise, cadastro, expedição e arquivamento final. Com a Junta Digital, a gente compacta isso para praticamente três etapas: então, hoje, na Junta Comercial, uma empresa de baixa complexidade leva em torno de duas horas para ser aberta. De alta complexidade, até 48 horas. Com a Junta Digital, tivemos uma redução de 50% do tempo. Agora, uma empresa de baixa complexidade – o que compreende 90% dos negócios catarinenses – pode ser aberta em uma hora.

Adjori – É um novo momento para a Jucesc…

Marcellino - Novamente somos pioneiros dando essa virada de era, nessa nova fase digital. Com a Junta Digital, com a compactação de setores, com a economia que teremos internamente com essa nova ferramenta, gradativamente também conseguiremos oferecer benefício financeiro com a redução do custeio dessas taxas. Inclusive num futuro breve, muitos serviços poderão ser oferecidos até mesmo sem custo ao usuário.

Jornal Correio do Norte