Crescimento do mercado de certificação digital tem destaque no 15º CertForum

tarde

Com presença de grande público, teve início na quarta, 20, o primeiro dia de apresentações do 15º CertForum – Fórum de Certificação Digital. O uso de tecnologias que fazem uso do certificado digital em outros países e os números do mercado da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil foram os temas abordados nos primeiros painéis do dia.

No primeiro momento, houve a participação do diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Waldeck Araújo Junior que apresentou os números da ICP-Brasil, a quantidade de certificados emitidos e de entes da Infraestrutura. O moderador do debate, titular do Comitê Executivo do Conselho Nacional de Desburocratização – Brasil Eficiente, representando a Câmara dos Deputados, Manuel Matos, destacou a importância do crescimento da ICP-Brasil para o desenvolvimento do país.

Em seguida, o diretor associado da Smart Card Alliance, Edgar Betts, mostrou o panorama do uso do certificado nos países latino-americanos. Encerrando o painel, a representante da Agência para o Desenvolvimento do Governo da Gestão Eletrônica e da Sociedade da Informação e do Conhecimento do Uruguai, Agesic, Maria José Viegas, apresentou a experiência uruguaia no uso da certificação digital em sistemas públicos.

Os números, os desafios e o panorama do mercado de certificação digital ICP-Brasil foi o tema do segundo painel do dia. O moderador da mesa, diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI Rafaelo Abritta deu início às apresentações apontando a importância das empresas privadas no desenvolvimento e massificação do uso da certificação digital e na superação das burocracias que possam vir a aparecer.

Em seguida, o presidente da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Julio Cosentino, o presidente da Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB, Nivaldo Cleto, e o presidente da Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital – ANCERT, Rafael Caporalli, falaram sobre o crescimento do mercado de certificação digital, que atualmente é utilizada em 71% das transações do PIB nacional.

15º CertForum: certificado ICP-Brasil é realidade na rotina de grandes empresas

O setor privado foi o grande destaque da segunda etapa de apresentações da quarta-feira, 20, no 15º CertForum – Fórum de Certificação Digital. Grandes grupos e empresas em atuação no Brasil e importantes representantes do mercado financeiro falaram sobre os benefícios que a certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil têm proporcionado e a economia gerada pela adesão a gestão paperless.

O Grupo “O Boticário”, maior rede de franquias do Brasil, iniciou as apresentações da tarde enfatizando os importantes benefícios alcançados com o uso da certificação digital para assinatura de contratos entre a rede de franqueados. A coordenadora e a analista de Franchising do grupo, Adriana Fernandes e Rafaela Jorge, mostraram como a adesão aos documentos digitais trouxe benefícios como a diminuição de 25 mil impressões por ano e a economia de R$ 80 mil em despesas com correio e cartório. “Achamos que seria difícil convencer os franqueados, mas todos aderiram muito facilmente ao uso do certificado digital”, afirmou Rafaela Jorge.

Em seguida, a analista de negócios da Digix, Caroline Wirtti, falou sobre o processo de desenvolvimento do sistema da empresa que possibilitou que toda papelada, antes utilizada para a efetivação do transporte público para estudantes em todo estado do Mato Grosso do Sul, fosse substituída por documento digital, tornando o processo mais seguro e eficiente.

Encerrando a mesa, a Coordenadora Jurídica Societária da Leroy Merlin, Giselle Brides, falou sobre a transformação que ocorreu na empresa após a adesão aos documentos digitais. “Para mim, essa foi uma das maiores realizações dentro da empresa, os documentos são assinados rapidamente com segurança facilitando todos os nossos processos”. A gestora destacou que houve redução de 87% nos custos em relação ao que era gasto com a assinatura física.

Certificado Digital e o setor bancário

A mesa dedicada aos bancos teve a participação do representante da Federação Brasileira de Bancos – Febraban, Wander Blanco, do coordenador de Arquitetura de Segurança do Banco Itaú, Salvador Ferrer, e do coordenador da área de Certificação Digital do Banco Bradesco, Viniciu Ghibu. Os três falaram sobre o atual estágio da oferta de serviços aos clientes bancários com uso do certificado digital ICP-Brasil.

Os bancos têm estudado possibilidades para inserir a certificação digital em suas rotinas principalmente por conta do não repúdio e da validade jurídica. Na visão dos painelistas, a aproximação dos bancos com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI tem sido importante para melhor compreensão dos sistemas de certificação digital e o desenvolvimento de modelos de negócio que façam uso do certificado.

Iniciativas de governo eletrônico são apresentadas durante o 15° CertForum

manha

O segundo dia do 15º CertForum – Fórum de Certificação Digital, 21, foi um grande painel das ações promovidas por diversos órgãos da administração pública no desenvolvimento do governo eletrônico. A certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil foi destacada como importante ferramenta desse cenário.

Recente resolução do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, o novo modelo para emissão de certificados digitais para servidores públicos federais foi o tema das apresentações do coordenador-geral de Normalização e Pesquisa do ITI, Wilson e Hirata e do secretário da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação – SETIC do Ministério do Planejamento, Marcelo Pagotti. Em seguida, o gerente de produtos de Tecnologia da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – IMESP, João Paulo Foini, falou sobre a experiência no uso do certificado por servidores públicos.

Em seguida, foram exibidos cases de sucesso do Governo Federal que fazem uso do certificado digital. O Sistema da Advocacia-Geral da União – AGU de Inteligência Jurídica – Sapiens foi demonstrado pelo diretor de Gestão Estratégica da AGU, Eduardo Lang. Já o coordenador de Tecnologia da Informação da Imprensa Nacional, Symball Oliveira, falou sobre o Diário Oficial da União Eletrônico, que proporcionou economia e segurança para os atos publicados pela União. O diretor do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, Elmer Vicenzi, apresentou o Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, destacando que a segurança e a praticidade desta versão do documentos só são possíveis por causa do uso do certificado ICP-Brasil.

No período da tarde, iniciativas de governo sem papel tiveram destaque. A coordenadora do Centro de Documentação da Agência Nacional das Águas – ANA, Andréia Xavier, falou sobre o premiado programa Papel Zero, que tem tornado a ANA uma verdadeira Agência paperless. O chefe da Divisão de Programa de Computador do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, Helmar Alvares, apresentou o Sistema On-line para Registro de Programas de Computador – o e-RPC do INPI. Por fim, o Sistema Eletrônico de Informações – SEI foi o tema da palestra do diretor do Departamento de Normas e Sistemas de Logística – DELOG do Ministério do Planejamento, Wesley Rodrigo Lira.

ICP-Brasil e outras tecnologias

O final do 15º CertForum foi dedicado a debates sobre blockchain e biometria, duas tecnologias que podem ser utilizadas em conjunto com a certificação digital ICP-Brasil para promover sistemas seguros. O assessor técnico do ITI, Antônio José Carrijo, e o chefe-adjunto do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil, Mardilson Queiroz, falaram sobre Blockchain e em seguida, o vice-presidente da Associação Nacional de Certificação – ANCD, Márcio Nunes, e o chefe da Seção de Totalização e Divulgação do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, Júlio valente, abordaram a temática da biometria.

As apresentações utilizadas por todos os palestrantes já estão disponíveis no site do CertForum. Em breve, os vídeos com a íntegra de todos os painéis serão publicados no canal do ITI do Youtube.

Ministro-Chefe da Casa Civil destaca importância do Certificado ICP-Brasil durante o 15º CertForum

ministro

Com a presença de diversas autoridades do Governo Federal e do Distrito Federal, representantes do setor empresarial da tecnologia e de diversas entidades do mercado de certificação digital, teve início na noite da última terça-feira, 19 de setembro, o 15º CertForum – Fórum de Certificação Digital. Mais de 350 pessoas estiveram presentes para acompanhar as falas dos integrantes da mesa solene abertura do evento, entre eles o Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República Eliseu Padilha, que destacou a importância do empenho e da cooperação entre as iniciativas pública e privada para o desenvolvimento do Brasil.

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Gastão Ramos deu início às falas da mesa apresentando o novo momento do ITI, que agora atua fortemente na intenção de unir o governo e a iniciativa privada para o desenvolvimento seguro e massificação do uso do certificado digital ICP-Brasil em todo país. Gastão lembrou que a certificação digital é um importante instrumento para a modernização do Brasil.

Seguindo o mesmo raciocínio, o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Assespro no Distrito Federal, Cristian Tadeu, apontou o interesse em desenvolver tecnologias para o aprimoramento da certificação digital no Brasil. Tadeu salientou ainda o apoio institucional da Assespro ao CertForum, evento de grande importância para o mercado de certificação digital.

Em seguida, o presidente-executivo da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid, Célio Ribeiro, afirmou que a construção de um Brasil mais forte depende de iniciativas que unam o público e o privado, e destacou o CertForum como um exemplo desse tipo de iniciativa. Além disso, uma identificação civil forte e a massificação da certificação digital com segurança e transparência foram temas de destaque na fala de Ribeiro.

Transformar Brasília na capital da Certificação Digital foi a proposta do presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Deputado Distrital Joy Valle. “Brasília é um ótimo laboratório para as políticas públicas no Brasil. Queremos trabalhar junto ao ITI e ao Governo Federal para tornar Brasília modelo de gestão eficiente e digital”, afirmou Valle.

O Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República Eliseu Padilha encerrou a mesa solene de abertura falando sobre a importância da certificação digital ICP-Brasil para economia e para melhoria dos serviços ofertados no Brasil. Para Padilha, o certificado digital é uma ferramenta estratégica do Governo brasileiro para o desenvolvimento do país. O ministro aproveitou para destacar o importante momento de crescimento econômico do país, e destacou entre os números positivos a quantidade de certificados emitidos.

Fonte: ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação