Nota fiscal eletrônica elimina bilhões de folhas de papel

Você já parou para pensar nos benefícios da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ao meio ambiente? Desde a implementação, em 2006, quase 1,4* milhão de empresas emitiram mais de 16,689* bilhões de notas eletrônicas, que pouparam quase 67 bilhões de folhas de papel, já que a versão impressa era emitida, em média, com quatro vias.

Isso só foi possível por conta do Certificado Digital, que adicionou autenticidade e transparência na emissão do documento, permitindo que o papel fosse substituído por um arquivo eletrônico.

De acordo com Julio Cosentino, presidente da Associação Nacional da Certificação Digital (ANCD) e vice-presidente da Certisign, a migração do processo para o eletrônico também garante outros benefícios, além da sustentabilidade. \”Uma vez que a nota é emitida no ambiente digital, poupa-se espaço para o armazenamento, o que é muito positivo para o emissor, pois o acesso, assim como o envio da nota, é facilitado\”.

Mas, afinal, o que é o Certificado Digital?
Cada vez mais, o Certificado Digital ganha espaço na mídia e na vida de pessoas. E o motivo é simples: com a modernização, os processos físicos estão migrando para o eletrônico e o Certificado é um documento que identifica pessoas e empresas no universo digital. \”Ele garante a autenticidade da operação e atribui validade jurídica à transação, assegurada pela legislação brasileira\”.

Para a emissão de notas, é possível utilizar o Certificado Digital NF-e ou e-CNPJ. \”A emissão de Notas Fiscais por meio do e-CNPJ é aconselhável somente se o próprio titular do Certificado for o emissor das notas. Se mais de uma pessoa for responsável por essa parte do negócio, é indicada a compra do Certificado Digital NF-e, que é emitido vinculado ao e-CNPJ da empresa, mas com o CPF do funcionário\”, aconselha Cosentino.

*Dados extraídos no dia 14/06/2017 – http://www.nfe.fazenda.gov.br/.