Inteligência artificial e negócios

O momento de investir nessa tecnologia e usufruir de seus benefícios é agora

Sabe aquelas propagandas na lateral dos sites que são relacionadas às suas preferências e oferecem aquilo que você está precisando comprar? Ou o recurso de autocompletar uma palavra no celular? Ou ainda, os chatbots que automatizam o SAC e as vendas de produtos e/ou serviços? Pois é, isso e muito mais é pura Inteligência Artificial (IA) e está presente em todo o lugar contribuindo com o desenvolvimento da sociedade. Essa tecnologia é programada para sentir, entender e aprender – ela absorve padrões de comportamento com uma massa gigantesca de dados e traz um desempenho positivo para os negócios desde a otimização de processos até a redução de custos.

Já imaginou a quantidade de trabalhos e retrabalhos que são realizados e que poderiam ser simplificados pelo uso da Inteligência Artificial? A consultoria americana McKinsey calculou que 60% das funções, no mercado de trabalho, poderiam ter pelo menos um terço de suas atividades automatizadas. E mais, a consultoria aponta que até 2055 metade das atividades realizadas por humanos serão automatizadas. Isso mostra que a tecnologia vai contribuir para que as tarefas mais operacionais e menos estratégicas não sejam designadas para as pessoas.

Existem no mercado diferentes tipos de aplicações de Inteligência Artificial que trazem agilidade, flexibilidade e redução de custos. Sendo assim, é possível desenvolver, criar e implantar soluções com mais rapidez. Dessa forma, sua empresa pode oferecer resultados tangíveis para seus clientes, parceiros e funcionários. Considerando esse cenário e seus benefícios, afirmo que é preciso considerar na estratégia e planejamento corporativo utilizar a IA.

Ainda há pontos que precisam ser aprimorados: questões éticas e regulamentação. Vale a reflexão: quais decisões uma aplicação de IA é capaz de tomar sozinha ou quando precisará consultar um ser humano? Isso pode variar muito de empresa para empresa e tipo de segmento de mercado em que ela atua. A máquina oferece um pacote de soluções, mas é preciso mais do que isso. É necessário analisar o cenário e definir quando é preciso ter um humano para ajudar o cliente.

O potencial mundial dessa tecnologia cresce de maneira exponencial e atualmente no Brasil, os maiores utilizadores dela são e-commerces e empresas que oferecem produtos e/ou serviços de experiência e entretenimento, como streaming e música. Entretanto, as aplicações são as mais diversas: varejo, logística, telecomunicações, saúde, educação e finanças. Gosto de enfatizar que a Inteligência Artificial capta informações e trabalha em nível de cooperação com as pessoas para reduzir desperdícios e otimizar tempo, recursos e custo. Toda essa tecnologia é feita para facilitar a vida das pessoas. Estamos no início de retomada econômica no país, o que gera novas oportunidades de buscar um diferencial competitivo no mercado, conquistar novos clientes e parceiros e isso é possível com a IA.

A Inteligência Artificial realmente veio para complementar e aprimorar as atividades que realizamos. O momento de investir nessa tecnologia é agora, pois vivemos em um ambiente competitivo e com margens apertadas. Se sua empresa já começou a utilizá-la, fique atento as novidades que o mercado apresenta para estar à frente dos concorrentes, conseguir os melhores resultados e elevar a eficiência operacional dos negócios. Usufrua das possibilidades que podem beneficiar sua empresa.

aguimaraes@br.fujitsu.com

Antônio Carlos Guimarães, evangelista de Cloud da Fujitsu do Brasil