Sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos começa a ser implantado no Estado e eliminará o papel no prazo de até dois anos
O Governo de Pernambuco assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na administração estadual. O objetivo é agilizar processos, eliminando o uso do papel e impressões. Com a conversão dos documentos para o formato digital, espera-se aumento de produtividade e redução de custos. A plataforma deve abrigar todos os processos hoje em papel em dois anos. Entre as vantagens apontadas pelo Secretário Executivo de Administração, José Augusto Bichara Filho, está o gerenciamento da criação e do trâmite de documentos restritos e sigilosos.
Segundo ele, o acesso será apenas para as unidades envolvidas ou usuários específicos e poderá ocorrer em tempo real, através de qualquer dispositivo conectado à rede. A adoção do formato digital não é desafio apenas da administração pública e incrivelmente ainda tem muito o que avançar. O Judiciário que o diga. Difícil imaginar, por exemplo, as 11 caixas de documentos, que compõem a famosa lista de Janot, vistas sendo levadas, ontem, por sete funcionárias da PGR para serem protocolados. Em que século aquele tipo de montanha deixará de existir?