O uso da biometria nos pagamentos

Quando falamos de aquisições on-line, a maioria concorda que as senhas são problemas

As tecnologias de pagamento hoje são bastante seguras, mas os fraudadores nunca foram tão espertos. No mundo físico, cartões com chips tornam nossas compras mais seguras, mas quando falamos de aquisições on-line, a maioria concorda que as senhas são um problema real.

Pesquisa da Mastercard realizada recentemente mostrou que 53% dos consumidores on-line esquecem uma senha de acesso importante mais de uma vez por semana, fazendo com que percam mais de 10 minutos reconfigurando suas contas. Como resultado, mais de um terço das pessoas abandonam a compra on-line, ao passo em que seis entre 10 afirmam terem perdido uma transação em que o tempo era crucial, como comprar ingressos para shows.

Além disso, mais da metade das pessoas que responderam à pesquisa destacaram sua preferência por substituir senhas por algo mais conveniente. Mas o que são pagamentos biométricos? E, mais importante, como eles garantem a segurança de suas informações?

Biometria é o conjunto de características biológicas únicas que podem ser digitalizadas e transformadas em registros rastreáveis. Esta tecnologia vem se tornando cada vez mais popular no mercado de pagamentos pelo mundo; as companhias estão utilizando autenticação biométrica para reconhecer o portador do cartão e autorizar a dedução de fundos de sua conta.

No caso da Mastercard, acabamos de lançar o Mastercard Identity Check Mobile, uma solução de autenticação por aplicativo para pagamentos on-line, disponível para todos os produtos Mastercard – crédito, débito e pré-pagos, e que permite que os consumidores realizem a autenticação utilizando a impressão digital ou o reconhecimento facial. O produto foi lançado no Brasil e México, após implementação em 14 países.

A autenticação biométrica traz muitos benefícios. Do lado do consumidor, utilizar esta tecnologia agiliza a experiência de compra. Com este tipo de autenticação, as informações são únicas para cada indivíduo, o que reduz o risco de fraude e representa tranquilidade para o usuário. Para os estabelecimentos comerciais, uma melhor experiência do usuário significa uma redução no abandono de carrinhos de compra e nas fraudes, e em uma melhora no atendimento ao cliente.

Valério Murta, vice-presidente de Produtos e Soluções da Mastercard Brasil