Prefeito assina contrato de certificação digital para ampliar confidencialidade de documentos

O prefeito José Crespo firmou contrato com a Caixa nesta terça-feira (17) para utilizar a certificação digital em documentos que envolvem contratos, convênios e relatórios gerenciais. “Queremos aumentar a autenticidade, a confidencialidade e a integridade de documentos que passam pela internet e este é o melhor caminho para isto, segundo os técnicos”, disse o prefeito.
A certificação digital é o nome que se dá a um conjunto de tecnologias voltadas para ampliar a confiança em documentos, principalmente públicos, como são os utilizados pela Prefeitura. O gerente da agência Sorocaba da Caixa, Wilson Sanches, que intermediou a certificação digital para o prefeito, disse que o procedimento agiliza as comprovações documentais. “Com a certificação, o prefeito recebe um cartão magnético com chip que reúne todas as informações dele como pessoa física e também como pessoa jurídica no cargo e que funciona como assinatura”, disse.
Erivaldo Mello de Oliveira Lima Júnior, assistente de atendimento de pessoa jurídica da Caixa, também presente à assinatura do contrato, afirmou que a operacionalização leva mais alguns dias ainda.
O chefe da Divisão de Captação de Recursos da Prefeitura, Calixto Júnior Antonucci e Silva, afirmou que a certificação servirá para que o prefeito habilite e desabilite funcionários nas operações. “Principalmente no que se refere a convênios, pleitos de financiamentos e relatórios gerenciais, a cada gestão é o prefeito quem permite e impede funcionários de atuarem”, explicou.
A partir da certificação digital, garantida pelo contrato firmado nesta terça-feira, os funcionários, habilitados anteriormente na gestão passada para essas operações, ficarão automaticamente inabilitados.
Para o prefeito, o processo é moderno é tem muito a ver com a Prefeitura que ele quer implantar em seu governo. “Temos de usar as estruturas disponíveis com as tecnologias mais avançadas.”
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, uma das maiores entidades nessa área no Brasil, avalia que o custo de instalação de novas tecnologias é grande, mas que o processo online é mais barato. O uso da certificação digital no País ainda é restrito, pois a realidade das prefeituras brasileiras é muito distinta; mas tem crescido nos últimos anos e está presente nas principais cidades.
Diário de Sorocaba