Projeto de certificação digital foi debatido na Amunpar

Em reunião ontem na Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense), em Paranavaí, foram apresentados os projetos de certificação digital e nota eletrônica. A ideia é que as cidades ofereçam os serviços aos seus moradores, facilitando o acesso.
João Garcia, diretor da Safewb, empresa de Curitiba, falou dos serviços que são disponibilizados e que podem facilitar a vida nas pequenas cidades. Ele lembrou que na prática a intenção é disponibilizar a certificação onde não há empresas para tal, tornando mais eficiente e a um custo mais baixo. Se trata de uma obrigação legal, a ser adotada pelo comércio, serviços e indústria.
Garcia falou ainda do projeto “Administração sem papel”, que visa racionalizar o uso de papel nas prefeituras. Como resumiu, apenas com custos do que é investido em fotocópia, é possível implantar um sistema que reduz drasticamente o uso de papel, item cada vez mais caro e que exige mais mão de obra e de grandes espaços para arquivos.
Na mesma linha, apresentou o DES-IF, um programa eletrônico que faz o acompanhamento da prestação de serviços de bancos e cooperativas de crédito, o que ajuda no controle da arrecadação. Para a implantação é preciso elaborar lei específica, com aprovação pelas câmaras de vereadores.

Diário do Noroeste