Toda a tramitação do processo legislativo vai ocorrer por meio eletrônico; economia de papel e impressão seria de pelo menos R$ 175 mil por ano
Foto: Arquivo/Rogério Marques
A Câmara de Taubaté deve operar 100% ‘sem papel’ a partir de janeiro de 2017.
Toda a tramitação do processo legislativo vai ocorrer por meio eletrônico.
A mudança vai começar de forma gradual a partir da volta do recesso, em agosto.
O treinamento do sistema digital começou ontem e será concluído até o dia 22.
Na primeira semana de agosto, nos dias 1 e 2, os vereadores receberão a certificação digital, assinatura eletrônica que garante autenticidade ao documento e permite a tramitação entre setores.
A partir de 3 de agosto, todo o processo legislativo será protocolado pelo sistema eletrônico. Ainda assim, até dezembro a tramitação será paralela, contemplando tanto o documento físico, em papel, quanto o sistema digital.
CUSTO/ Atualmente, é possível consultar a tramitação de leis na página da Câmara na internet, www.camarataubate.sp.gov.br, seção ‘Processo Legislativo’, ou pelo aplicativo disponível nas lojas virtuais.
A diferença com a implantação do sistema digital é que a tramitação do processo passa a ser integralmente pelo computador, eliminando o uso de insumos.
Em 2015, o Legislativo gastou R$ 27,8 mil em papel sulfite A4 e R$ 148 mil em tôner para uso administrativo e nos gabinetes, totalizando R$ 175,8 mil — não está contabilizada a demanda da gráfica, que viabiliza, por exemplo, a impressão do Boletim Legislativo.
Após a migração do processo legislativo concluída, em dezembro, terá início a digitalização dos procedimentos administrativos – incluindo viagens, compras e recursos humanos.
Gazeta de Taubaté – 20 de julho de 2016