Sexta edição do evento trouxe reflexões sobre os novos rumos do mercado de certificação digital e desafios das novas tecnologias, como a inteligência artificial

Realizado nesta terça-feira, 6 de maio, no auditório do Conselho de Engenharia e Arquitetura do Estado de São Paulo (CREA-SP), na capital paulista, o Encontr[AR], tradicional evento da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), já se consolidou como um dos mais aguardados do mercado de certificação digital do país.
Mais de 300 pessoas se reuniram para um dia inteiro de palestras, discussões, reflexões e muito networking. Empresários do setor tiraram suas dúvidas com especialistas e conheceram os principais pontos de algumas pautas deliberadas pelo Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (CG ICP-Brasil), como os novos critérios para auditoria e a modernização da ICP-Brasil
Solenidade de abertura

A mesa de abertura foi composta pelo presidente-executivo da AARB, Jorge Prates; pelo diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Enylson Camolesi; pelo presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Paulo Milliet Roque; pelo presidente da Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital (ANCert), Renan Vinícius de Souza; e pelo presidente da Diretoria Executiva da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Daniel Fabre Afonso.
Em sua fala, Prates lembrou da consolidação do Encontr[AR] como principal evento do país voltado para as Autoridades de Registro ICP-Brasil e da importância da parceria de empresas e entidades que patrocinaram e apoiaram sua realização.
“Gostaria de agradecer aos nossos patrocinadores que sempre estão conosco, pois sem vocês não seria possível realizarmos este encontro, bem como as empresas que patrocinaram as edições anteriores. Também registro as associações aqui presentes, que têm o seu importante papel no desenvolvimento da certificação digital no âmbito nacional. Em nome de todos os associados eu agradeço também o ITI, para que possamos manter este caminho de diálogo aberto, principalmente com o estímulo constante, a autorregulamentação e o debate de pautas importantes para o nosso segmento”, disse.

O presidente do Conselho Deliberativo ABES lembrou da parceria com a AARB, onde os associados podem participar de uma série de benefícios, como treinamento em inteligência artificial. “Todo mundo que for associado, quando for se inscrever, pode dizer que pertence à AARB. Não é só para os proprietários das Autoridades de Registro, mas também para os seus colaboradores. Nós temos treinamento sobre LGPD, inteligência artificial, cybersegurança e vários outros cursos, tudo ministrado por profissionais muito bons da área”, disse Paulo Roque.
“É uma satisfação estarmos aqui. O setor vive um momento bastante sensível, onde observamos uma série de demandas e a responsabilidade das associações nesse cenário vem aumentando. Por isso, a ANCert está sempre à disposição da AARB e das demais entidades para que possamos promover o melhor diálogo possível”, disse Renan Vinícius.
Já Daniel Fabre parabenizou o local escolhido para a realização do Encontr[AR] e a união das entidades na discussão das mudanças do mercado. “É uma grande satisfação estar aqui representando a nossa entidade. Este evento já está marcado na agenda como o principal do setor. Não tem como nós discutirmos certificação digital no Brasil sem a congregação de todos os entes que fazem parte da nossa hierarquia de confiança.”

Em sua fala, que deu início à primeira palestra do dia, o diretor-presidente do ITI enfatizou o papel das Autoridades de Registro na construção do elo de confiança da ICP-Brasil. “Uma identidade mal feita, um certificado mal produzido gera consequências muito grandes. O agente de registro, que opera a emissão de certificados, se não o fizer de uma forma muito segura, seguindo todos os procedimentos necessários, se não tivermos equipes bem treinadas na ponta, nós estamos abrindo um flanco nessa cadeia de segurança. Por isso vocês são importantíssimos”, enfatizou Enylson Camolesi.
O dirigente explicou, em seguida, a infraestrutura e os números atualizados da ICP-Brasil e as pautas modernizantes que tem sido implementadas e discutidas entre o governo, a sociedade civil e o mercado.

Palestras
Na parte da tarde, o diretor-executivo da ANCD, Edmar Araújo, apresentou os pontos mais importantes da modernização da ICP-Brasil. Já a diretora Jurídica e de Compliance da AARB, Gisele Strey, dirimiu dúvidas dos empresários sobre as responsabilidades das Autoridades de Registro.
Na última palestra, Michel Medeiros, da CertClube, abordou temas estratégicos e comerciais, além de apresentar a primeira escola de Educação Executiva feita especialmente para empreendedores da Certificação Digital.
O 6º Encontr[AR] só foi possível graças aos patrocinadores: Online Soluções Digitais, Certifica, Safeweb, AC Consulti, Valid Certificadora, Soluti Digital, Grupo Qualitycert, Moreira Auditores e CertClube.
A AARB também contou como apoiadores: ABES, Portal CryptoID, ANCD, ANCert e Insania.
Acompanhe mais sobre as novidades do evento nas redes sociais e nos próximos informativos da AARB.
Texto e fotos: Fernando Olivan