O presidente-executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Jorge Prates, realizou, na última sexta-feira (30 de janeiro), uma visita à nova sede do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), no Complexo-Sede da Anatel, em Brasília. Prates foi recebido pelo diretor-presidente do ITI, Enylson Camolesi, e por integrantes da equipe do Instituto.
Durante a visita, Jorge Prates destacou a relevância simbólica e estrutural da nova sede. “A nova estrutura nos confere a sensação de que, finalmente, o ITI está plenamente inserido dentro da estrutura de governo. Trata-se de um espaço que permite a realização das reuniões do Comitê Gestor da ICP-Brasil e de eventos de maior porte, graças, por exemplo, à existência de auditório, tudo isso no coração do Plano Piloto”, afirmou.
O encontro também foi oportunidade para a troca de informações institucionais. A AARB apresentou seus principais projetos e planejamentos para 2026, enquanto o ITI compartilhou as realizações de 2025 e as perspectivas para este ano. Segundo Prates, o diálogo foi fundamental para alinhar expectativas e fortalecer a cooperação entre as instituições.
Outro ponto central da reunião foi a consulta pública recentemente encerrada sobre identificação no âmbito da ICP-Brasil. A AARB levou ao ITI as preocupações manifestadas por suas associadas, especialmente em relação aos temas mais sensíveis do texto, além de dúvidas e motivações relacionadas a determinados pontos da proposta. “Nosso papel é representar as Autoridades de Registro e garantir que suas preocupações sejam ouvidas, sempre com foco na segurança e na sustentabilidade do ecossistema”, ressaltou o presidente-executivo da entidade.
Na ocasião, também foi apresentado o planejamento de mais uma edição do Encontr[AR], evento da AARB que será realizado em maio de 2026, no CREA-SP. A presença do presidente do ITI e de sua equipe no encontro já está confirmada, reforçando a importância do evento como espaço de diálogo e construção conjunta.
Prates destacou ainda a necessidade de fortalecimento das Autoridades de Registro que atuam de forma séria e comprometida com o mercado. “Reforçamos o compromisso das nossas ARs associadas com a segurança e a higidez do ecossistema da ICP-Brasil, valores que precisam ser constantemente preservados”, pontuou.
A reunião também abordou a Cartilha ICP-Brasil – O que você precisa saber sobre o Certificado Digital, iniciativa bem recebida pelo ITI. O material e seus futuros desdobramentos foram destacados como ferramentas importantes no processo de conscientização sobre usos, potencialidades e riscos do certificado digital. Na agenda do dia, houve ainda conversas com a Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) sobre pautas estratégicas para 2026.
Encerrando a visita, Jorge Prates demonstrou otimismo em relação a este ano: “O alinhamento institucional, o diálogo aberto e os projetos em andamento mostram que grandes coisas estão por vir em 2026 para a ICP-Brasil e para as Autoridades de Registro”.

























