AARB notícias

AARB alerta: uso indevido de e-mail do titular pode levar à revogação do certificado digital

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) tem reforçado a fiscalização sobre o uso indevido do endereço de e-mail do titular do certificado digital por terceiros. Em situações como o uso do e-mail do Agente de Registro no lugar do e-mail do titular, o ITI pode recomendar a revogação imediata do certificado, além da aplicação de penalidades para os responsáveis.
 
🔹 O que diz a norma?
Conforme a Medida Provisória nº 2.200-2/2001, o certificado digital e a chave privada devem ser de uso exclusivo do titular. Ou seja, o e-mail do titular não pode ser substituído pelo e-mail de terceiros, por exemplo, contadores, agentes de registro, entre outros.
 
🔹 Evite penalidades!
As ACs e ARs devem garantir a correta identificação do solicitante e a veracidade das informações cadastradas no certificado digital. Caso o uso inadequado do e-mail do titular seja identificado, o ITI poderá solicitar a revogação do certificado e aplicar penalidades aos responsáveis.
 
🚨 Fique atento e oriente sua equipe! A correta emissão dos certificados digitais é essencial para a segurança e confiabilidade da ICP-Brasil.
 

 

 
 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One
Partiu Clube de Vantagens
Defensus Registros
Polluz
GFSIS
Gestão AR
VHSYS