AARB notícias

Presidente da AARB participa do Diálogos ICP, encontro promovido pela ANCD

A Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) promoveu, na quarta-feira (19/11), mais uma edição do Diálogos ICP, iniciativa que reúne especialistas e representantes do setor para discutir avanços e desafios da certificação digital no país. O encontro contou com a participação do presidente executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Jorge Prates, além de membros do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (CG ICP-Brasil).

O evento teve como foco a apresentação dos resultados da missão técnica realizada pela ANCD em instituições de referência em Portugal, reconhecidas por sua atuação nas áreas de certificação digital, cibersegurança e identidade eletrônica. Durante dois dias, em outubro de 2025, representantes da entidade brasileira visitaram o Gabinete Nacional de Segurança (GNS), o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e a Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE).

Na abertura do encontro, o presidente do Conselho de Administração da ANCD, Leonardo Gonçalves, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do ecossistema nacional. “A ANCD tem entre suas missões fomentar um debate qualificado sobre temas essenciais para o desenvolvimento da ICP-Brasil, aproximando e integrando os diversos atores que compõem esse ambiente estratégico”, afirmou.

A apresentação principal foi conduzida pelo presidente da Diretoria Executiva da ANCD, Daniel Fabre, que detalhou as agendas técnicas mantidas em Portugal, ressaltando como os modelos europeus de supervisão, interoperabilidade e identidade eletrônica podem inspirar melhorias no sistema brasileiro. “A missão abriu uma importante janela de comunicação com a ICP portuguesa, criando espaço para trocas que podem fortalecer ainda mais a nossa infraestrutura de certificação digital”, afirmou.

Após a exposição, representantes do Comitê Gestor participaram de um debate sobre os impactos da agenda internacional e os caminhos para aprimorar a ICP-Brasil. Estiveram presentes o coordenador do Comitê Gestor, Enylson Camolesi, e seu suplente, Maurício Coelho, que abordaram pautas como cooperação internacional e a consolidação de padrões de confiança digital entre países.

“A iniciativa da ANCD de convidar os membros do Comitê Gestor para um diálogo aberto sobre nossa infraestrutura de chaves públicas é louvável e mostra o compromisso e a preocupação da iniciativa privada com o mercado de certificação. Foi um evento de grande troca de conhecimento, que certamente contribuirá para pautas futuras e para a implementação de melhorias na certificação digital”, declarou o presidente executivo da AARB, Jorge Prates.

 

Com informações e fotos da ANCD

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One
Partiu Clube de Vantagens
Defensus Registros
Polluz
GFSIS
Gestão AR
VHSYS
Moreira Audtores
CertClube
Kypton Tech
Ions Benefícios
Select consultoria e tecnologia
ABES - Associação Brasileira das empresas de sotfware