AARB notícias

Abertura do Congresso da Cidadania Digital destaca importância da identificação segura do cidadão

Jorge Prates, da AARB, destacou o impacto positivo da CIN para o ecossistema de identificação digital, com apoio da ICP-Brasil

Foto: Adalberto Marques/MGI

Foi aberta nesta terça-feira (23), em Brasília, a edição 2025 do Congresso da Cidadania Digital, um dos principais encontros sobre identificação civil e transformação digital do país. A cerimônia reuniu autoridades do governo federal, representantes da sociedade civil e do setor tecnológico. O presidente-executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Jorge Prates, participou da solenidade em nome da entidade, apoiadora institucional do evento.

O congresso marcou também a celebração da marca de 35 milhões de emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que unifica o número de registro civil e incorpora tecnologia de biometria e QR Code para ampliar a segurança e a validade digital do documento.

Jorge Prates destacou o impacto positivo da CIN para o ecossistema de identificação digital no Brasil, com apoio da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). “A emissão em massa das CINs abre caminho para a construção de um banco de dados sanitizado, em que a certificação digital pode atuar de forma decisiva para garantir a identificação confiável do cidadão no ambiente virtual. O uso do certificado digital ICP-Brasil potencializa o acesso seguro aos serviços públicos digitais, tanto em nível federal quanto estadual”, afirmou.

Identidade como política de Estado

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou em seu discurso que a CIN representa mais do que inovação tecnológica: é um instrumento de cidadania e inclusão. “A CIN não é uma política de governo, mas uma política de Estado. Para ser implementada precisa de um governo que a trate como prioridade, mas não fica presa a vertentes políticas. É uma ação estruturante, que coloca o cidadão no centro das políticas públicas”, disse.

O secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, também enfatizou o papel da CIN na inclusão desde a infância, lembrando que o documento já está sendo emitido para crianças em todo o país. Ele também anunciou que a próxima etapa será viabilizar a emissão da CIN para os mais de 5 milhões de brasileiros que vivem no exterior.

Entrega simbólica e continuidade do evento

A abertura foi encerrada com a entrega simbólica de CINs a crianças, reforçando o compromisso com a cidadania desde o nascimento. A cerimônia foi acompanhada por representantes de secretarias de segurança pública estaduais, instituições federais e membros do setor privado.

Nos dias 24 e 25 de setembro, o Congresso da Cidadania Digital 2025 seguirá com painéis sobre certificação digital, identificação infantil, IPD/IC, interoperabilidade e segurança da informação. Entre os destaques da programação está a participação de representantes da Secretaria de Governo Digital do MGI, do ITI, Receita Federal, Polícia Federal, e instituições do setor bancário e tecnológico.

 

Com informações do MGI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One
Partiu Clube de Vantagens
Defensus Registros
Polluz
GFSIS
Gestão AR
VHSYS
Moreira Audtores
CertClube
Kypton Tech
Ions Benefícios
Select consultoria e tecnologia
ABES - Associação Brasileira das empresas de sotfware