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Certificação digital ICP-Brasil habilita serviços avançados no GOV.BR com segurança e agilidade

A assinatura eletrônica GOV.BR tem sido cada vez mais utilizada por profissionais autônomos e gestores condominiais

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A Assinatura Eletrônica GOV.BR, solução que permite a assinatura digital de documentos com validade jurídica, tem sido cada vez mais utilizada por profissionais autônomos e gestores condominiais. Somente em 2025, já ultrapassou 125 milhões de utilizações em todo o país.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com tecnologia baseada em métodos seguros de autenticação, incluindo o certificado digital compatível com a ICP-Brasil, a solução garante praticidade e segurança na formalização de documentos eletrônicos.

A advogada e empresária Hangra Leite Peçanha, de Brasília, utiliza a Assinatura GOV.BR em sua rotina profissional. “Assino contratos, petições e documentos jurídicos com validade legal, sem precisar ir ao cartório. É confiável, prática e elimina burocracias desnecessárias”, afirma. Ela possui uma conta nível Ouro no GOV.BR — categoria que permite acesso aos serviços com máxima segurança, inclusive com uso do certificado digital da ICP-Brasil.

Outro exemplo é o do contador e síndico Willian Martins, do Residencial Vivace (DF), que utiliza a ferramenta desde 2021 para assinar atas, contratos e notificações. “Ganhei tempo para focar na administração do condomínio, sem precisar sair para reconhecer firma de documentos”, relata.

Como acessar

Para usar a Assinatura GOV.BR, é necessário ter uma conta de nível Prata ou Ouro. A conta Ouro pode ser obtida com reconhecimento facial vinculado à Justiça Eleitoral, via QR Code da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou com o uso de certificado digital ICP-Brasil.

O secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, destaca o impacto da solução na vida do cidadão: “O GOV.BR foi criado para digitalizar o acesso a serviços públicos e dar mais tempo às pessoas para se dedicarem ao que realmente importa.”

GOV.BR

A plataforma GOV.BR conta atualmente com mais de 170 milhões de usuários e oferece acesso a mais de 4.600 serviços públicos digitais federais, além de mais de 8.700 serviços estaduais e municipais. Entre os serviços mais acessados estão o Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e a Carteira Digital de Trânsito.

Com a adesão crescente ao certificado digital ICP-Brasil, a assinatura eletrônica ganha ainda mais confiabilidade, contribuindo para um ecossistema digital mais eficiente, seguro e acessível.

 

Com informações do MGI

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